O Impacto da Preocupação na Vida de uma Pessoa e O que Fazer
Rodrigo Ferretti
Se você considera uma pessoa preocupada, você sabe quais são as consequências da preocupação na vida da pessoa. Fique comigo até o final que hoje você vai entender o que você pode fazer para mudar a forma de lidar com as coisas e viver de uma forma mais saudável em relação ao futuro.
O que é preocupação?
As pessoas acreditam que a preocupação é algo que não tem solução, que muitas vezes ela surgiu na infância e passa a compreender a personalidade da pessoa. Ela então passa a lidar com tudo aquilo que está relacionado ao futuro de um modo que traz sofrimento. A preocupação é um estado de aflição e de perturbação em relação ao futuro, uma paralisia da vivência no presente onde uma pessoa se projeta no futuro, vivenciando perdas e sofrimentos.
Preocupação X Prudência
É importante diferenciar a preocupação de prudência. A prudência é algo saudável, todo planejamento, cautela em relação à vida e à programação de algo que se almeja é importante. Por outro lado, a preocupação é uma distonia, uma disfunção em relação a este futuro.
Preocupação com a Vida dos Outros
Além da preocupação em relação à própria vida, existe uma preocupação com a vida dos outros. Muitas vezes, isso pode até forçar uma situação em relação às escolhas e a vida do outro. Esse tipo de atitude pode limitar o uso do livre-arbítrio daqueles que são alvo da preocupação.
Mecanismos de Fuga
Por que as pessoas se preocupam tanto com a vida dos outros e com o futuro em detrimento do presente? Muitas vezes, a preocupação é um mecanismo de fuga de si mesmo, uma forma de impedir a própria tomada de consciência do que está acontecendo interiormente.
O Sofrimento Desnecessário da Preocupação
O sofrimento gerado pela preocupação é necessário, pois muitas vezes a pessoa sofre por algo que na maioria das vezes não vai acontecer. Essas limitações podem levar a pessoa a buscar deliberadamente aquilo que ela tem, tornando realidade o pior cenário imaginado.
Perguntas para Reflexão
Para trabalhar a questão da preocupação, é importante fazer algumas perguntas a si mesmo, como:
* Por que estou fugindo de viver a minha própria vida?
* O que não aceito sobre mim mesmo?
* Quais atitudes eu não quero tomar?
* Sobre o que não quero tomar consciência?
* O que sinto sobre mim mesmo?
* Como eu fui julgado?
* Qual a relação afetiva que tenho comigo mesmo?
Conclusão
É fundamental aprender a viver bem cada dia, cada momento, cada situação, para transformar a preocupação e conseguir viver de um modo mais leve e com um grande bem-estar. Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa se beneficiar e te vejo no próximo artigo.
Comments