top of page

ANSIEDADE: Principais Fatores e Como Lidar



Rodrigo Ferretti

 

 

Você sabia que o Brasil é o país mais ansioso do mundo? Cerca de 9,3% da população brasileira enfrenta algum tipo de preocupação. Mas e você, também se sente ansioso? Hoje vamos conversar sobre os principais fatores que geram ansiedade, o que você pode fazer em relação a isso e como lidar com a situação.

 

Fatores que desencadeiam

 

A ansiedade é um medo antecipatório específico em relação ao futuro. É uma expectativa negativa do que pode acontecer. A preocupação, na verdade, tem um caráter protetor no primeiro momento. No entanto, quando se mantém por muito tempo e de forma desmedida, pode gerar uma série de danos físicos e mentais.

 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é o único fator que gera ansiedade. A ansiedade que uma pessoa vive hoje é resultado de múltiplos fatores desencadeadores. Vamos entender melhor como funciona esses fatores.

 

Fator Biológico

 

No aspecto biológico, existem questões genéticas que tornam a pessoa mais sensível às reações do ambiente, predispondo-a a reações mais ansiosas. Além disso, a diminuição dos níveis de neurotransmissores e as alterações nesses neurotransmissores podem deixar a pessoa mais deprimida, mal humorada, estressada e irritada. Aumentos nos níveis de adrenalina e cortisol também podem causar quadros de ansiedade.

 

Medicamentos e psicoterapia podem ajudar a controlar a química do corpo, influenciando os níveis de neurotransmissores e a plasticidade cerebral. A psicoterapia, por exemplo, pode fazer com que as áreas ativadas no cérebro voltem às configurações de normalidade.

 

História de Vida

 

A história de vida de uma pessoa, desde a infância, pode afetar como fator gerador de ansiedade. A educação recebida, traumas vivenciados na infância e fatores escolares, como o bullying, deixa marcas na vida da pessoa. A psicoterapia é indicada para ressignificar essas experiências do passado, permitindo que a pessoa viva melhor, sem os fatores que tanto a influenciaram.

 

Ambiente

 

No ambiente da vida de uma pessoa, existem fatores que podem afetar a ansiedade. O uso excessivo de redes sociais, pressão do trabalho, metas estressantes, sobrecarga de atividades e dificuldades nas relações sociais, familiares e afetivas, podem gerar ansiedade e adoecimento. É importante lidar de forma saudável com esses fatores para proteger-se da ansiedade.

 



Fatores Protetores

 

Além dos fatores geradores de ansiedade, é essencial conhecer os fatores protetores que podem ajudar a proteger uma pessoa com ansiedade. Cultivar relações sociais saudáveis, respeitar o contato com a natureza, cuidar da qualidade da alimentação, fazer sono e praticar atividade física regularmente são ações que podem contribuir para reduzir os níveis de ansiedade.

Espero que este conteúdo seja útil para você e que possa beneficiar outras pessoas. Compartilhe este artigo se você gostou e até a próxima!

 

Kommentare


bottom of page