EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS, PROTEJA SUAS EMOÇÕES


Importante trazer algumas orientações do ponto de vista emocional para este momento que tem mexido tanto com a vida de todos.

O COVID19 está mudando a rotina e a vida das pessoas, temporariamente.

Com um foco grande nesse assunto, a mídia e as redes sociais tem mostrado um quadro que para muitos assusta e desespera.

É importante saber que em uma situação como essa, é natural surgir o medo e a ansiedade, mas nada justifica o desespero.

O medo pode surgir por ser um evento novo, diferente dos já vivenciados anteriormente. Também pode aparecer, pela dúvida do que acontecerá, ou da sensação de ausência de controle e do como lidar com isso.

E a ansiedade por uma expectativa mais negativa em um primeiro momento ou pela observação do movimento de alguns mais intranquilos.

Mas este é um momento de testes, de provas para todos nós. E o mais sensato a fazer é proteger as próprias emoções para lidar da melhor maneira com essa situação que é transitória.

Proteger as emoções dará a condição de ter mais clareza mental para vivenciar esse momento com mais firmeza e ânimo. Assim, você também poderá treinar a solidariedade e ajudar aquelas pessoas que estão no seu círculo de convivência e de contatos.

Lembre-se que você pode tirar um grande aprendizado com essa situação.

Observe como se sente. Perceba para onde tem caminhado seus pensamentos. Você deve ser a pessoa que gere seus processos emocionais e mentais. Dessa forma, treine administrar bem seu poder de decidir e escolher.

A hora é de treinar a resiliência. A hora é de fortalecer a confiança e o otimismo.

Lembre-se de que tudo isso é transitório e passará. Logo tudo voltará ao normal.


Por isso, não se permita um excesso de exposição às notícias, para não gerar uma sobrecarga emocional.

Procure manter sempre que possível suas rotinas. Aproveite o tempo que porventura surgir livre para uma boa leitura, para fazer um curso ou assistir a algo que fortaleça sua confiança na vida e na sua própria capacidade de lidar com qualquer situação que surja.

Saiba que você é mais forte do que acredita e que tem mais condições de resistência do que pode pensar. Portanto proteja suas emoções.

#emoções #coronavírus #proteção