EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS, PROTEJA SUAS EMOÇÕES
Importante trazer algumas orientações do ponto de vista emocional para este momento que tem mexido tanto com a vida de todos.
O COVID19 está mudando a rotina e a vida das pessoas, temporariamente.
Com um foco grande nesse assunto, a mídia e as redes sociais tem mostrado um quadro que para muitos assusta e desespera.
É importante saber que em uma situação como essa, é natural surgir o medo e a ansiedade, mas nada justifica o desespero.
O medo pode surgir por ser um evento novo, diferente dos já vivenciados anteriormente. Também pode aparecer, pela dúvida do que acontecerá, ou da sensação de ausência de controle e do como lidar com isso.
E a ansiedade por uma expectativa mais negativa em um primeiro momento ou pela observação do movimento de alguns mais intranquilos.
Mas este é um momento de testes, de provas para todos nós. E o mais sensato a fazer é proteger as próprias emoções para lidar da melhor maneira com essa situação que é transitória.
Proteger as emoções dará a condição de ter mais clareza mental para vivenciar esse momento com mais firmeza e ânimo. Assim, você também poderá treinar a solidariedade e ajudar aquelas pessoas que estão no seu círculo de convivência e de contatos.
Lembre-se que você pode tirar um grande aprendizado com essa situação.
Observe como se sente. Perceba para onde tem caminhado seus pensamentos. Você deve ser a pessoa que gere seus processos emocionais e mentais. Dessa forma, treine administrar bem seu poder de decidir e escolher.
A hora é de treinar a resiliência. A hora é de fortalecer a confiança e o otimismo.
Lembre-se de que tudo isso é transitório e passará. Logo tudo voltará ao normal.
Por isso, não se permita um excesso de exposição às notícias, para não gerar uma sobrecarga emocional.
Procure manter sempre que possível suas rotinas. Aproveite o tempo que porventura surgir livre para uma boa leitura, para fazer um curso ou assistir a algo que fortaleça sua confiança na vida e na sua própria capacidade de lidar com qualquer situação que surja.