top of page

Hipnose e a Terapia de Vivências Passadas


A terapia de vivências passadas[1] é uma técnica empreendida no processo psicoterápico que possui uma metodologia própria e que é fundamentada nos conceitos da Psicologia. O o estado de Hipnose torna-se inevitável quando se acessam lembranças de outras vidas, como explica TENDAN, 1997. Esta terapia tem como objetivo acessar o inconsciente profundo do sujeito, possibilitando a eliminação de sintomas e a dissolução de conflitos emocionais que prejudiquem o bem estar e que interfiram de forma prejudicial na vida atual, mas que possam ser provenientes de traumas de vivências passadas.

Esta abordagem não é nova e não está vinculada a práticas religiosas ou semelhantes. Tem como um dos seus primeiros investigadores Albert de Rochas (GUIMARÃES, 2004) que, de 1892 a 1910, estudou e relatou, com detalhes, 19 casos de recordações de vivências passadas com a utilização da hipnose.

Durante uma sessão, o paciente em estado de hipnose relata fatos e eventos que comparados com sua história atual são pouco prováveis de estarem relacionados à sua vida presente. A dissociação entre estas evocações de memórias de outras vidas e de memórias prováveis do paciente poderia sugerir memórias reais de outras vidas ou seriam falsas memórias?

Diante dessas observações é possível elaborar as seguintes questões:

- O estado de consciência induzido pela hipnose seria, assim, favorável à evocação de memórias de outras vivências anteriores à vida presente ou evocariam falsas memórias, reconstruções de memórias da vida atual do indivíduo?

Fato é que, clinicamente, as memórias evocadas, quaisquer que sejam suas origens, seriam importantes para o desenvolvimento de novos comportamentos pelo indivíduo submetido ao processo psicoterapêutico.

Alguns pesquisadores como WOODS, 2004 e BARUSS, 2004, já têm avaliado os efeitos possíveis ligados ao bem estar, gerados pela terapia de vidas passadas ou verificado se há influência das sugestões no acesso a vidas passadas anteriores a uma sessão de regressão a essas vidas, como BAKER, 1982.

É fato que em ambas as pesquisas supracitadas, os voluntários foram hipnotizados e relataram lembranças de vidas passadas. E este é um fenômeno verificável a qualquer um que disponha da técnica para seu uso clínico ou em pesquisa.

[1] Vivências passadas neste trabalho são consideradas as memórias evocadas de outras encarnações ou outras vidas, relatadas em estado de hipnose ou similar.


bottom of page