top of page

A Mente


No dicionário Houaiss (2001) encontramos as seguintes definições para a palavra mente:

1 sistema organizado no ser humano referente ao conjunto de seus processos cognitivos e atividades psicológicas;

2 parte incorpórea, inteligente ou sensível do ser humano; espírito, pensamento, entendimento;

2.1 memória, lembrança;

3 faculdade, ato ou modo de compreender algo ou de criar na imaginação; concepção, imaginação, percepção;

4 intento (de fazer algo); intenção, plano, propósito;

5 faculdade do intelecto independente da emoção e da vontade; inteligência, intelecto, razão;

5.1 desenvolvimento intelectual, a faculdade intelectiva; inteligência, mentalidade.

Etimologia: lat. mens,méntis 'faculdade intelectual, inteligência, espírito, alma, razão, sabedoria, juízo, discernimento, caráter, índole.

Isto posto, percebe-se que a definição de mente é muito ampla e, de alguma forma, ainda inespecífica.

Em uma análise do termo, tomemos a mente como os estados conscientes ou inconscientes, relativos ao conjunto de pensamentos gerados pelo cérebro humano. Em neurociência, mente é o termo usado para descrever o conjunto das funções superiores do cérebro humano, particularmente aquelas das quais os seres humanos são conscientes, tais como: o pensamento, a razão, a memória, a inteligência e a emoção. E nesta definição de mente, ainda podemos incluir a personalidade, como relata CARTER, 2003.

Para Damásio (2005), não é possível pensar em mente sem corpo. Somos organismos vivos complexos e a mente não está vinculada somente ao cérebro. Ela também está ligada diretamente ao corpo, ao organismo como um todo e, o corpo, contribui com conteúdos e informações importantes para o seu funcionamento normal. Essas informações são aquelas vindas de fora, resultantes do contato com o mundo exterior, captadas e codificadas no corpo e as informações corporais desta relação e o que resulta desta interpretação particular.

O conceito de mente proposto por Penrose (1997), sob forma de questionamento é:“Como um objeto material (um cérebro) pode evocar consciência? E, inversamente, como uma consciência, pela ação de sua vontade, pode influenciar o movimento (determinado, ao que parece, fisicamente) dos objetos materiais?”.

Parece que algo não material é evocado por algo material no mesmo ponto em que este o influencia. Será o todo, maior do que a soma de suas partes?


bottom of page